skip to Main Content
Apoio Aos Viajantes De Motorhome

Apoio aos viajantes de motorhome

Autor: Mídia.Crawl

Comunidade virtual estimula encontros reais e estreitamento de laço afetivo dentre caravanistas, além de dar apoio às pessoas que viajam de motorhome. Atualmente a comunidade conta com mais de 19 mil membros e disponibiliza uma lista atualizada de seus apoiadores no Brasil, América do Sul, América do Norte e Europa.

Aqueles que optam pela vida nômade — ou elegem as rodovias como o principal caminho para a expedições nas horas vagas, levando a casa consigo no carro — sabem que a prática do caravanismo no Brasil ainda é pouco desenvolvida. Por isso, a maior e melhor fonte de informação para tirar dúvidas e pedir socorro acaba se formando em torno da própria comunidade praticante. Assim como acontece com outras “tribos” — motociclistas, romeiros, etc.—, no caravanismo, a estrada —  elo de afinidade dentre os praticantes — torna o ambiente muito receptivo aos amadores que buscam informações e estímulo para adentrar a essa vida. Uma das provas dessa empatia é a disponibilidade e o empenho de muitos viajantes em relatar suas experiências na internet, em forma de blogs ou canais no youtube, como temos trazido vários exemplos ao longo do nosso blog. Outro exemplo são grupos virtuais cujos membros, mesmo à milhares de quilômetros um do outro, proporcionam encontros físicos que resultam em experiências muito mais intensas que meras trocas de mensagens. Hoje, vamos falar de um dos mais fortes e influentes grupos do Facebook do gênero no Brasil, o Apoio às Pessoas que Viajam de Motorhome. 

Criado em outubro de 2016, a principal missão do grupo é fortalecer a fraca infraestrutura oferecida no país no que diz respeito aos pontos de parada — os quais chamamos de Pontos de Apoio —, de forma que a própria comunidade se disponibilize a fornecer melhores condições aos viajantes de passagem. Trata-se de um espaço “de pessoas com mente evoluída e coração aberto para ajudar o próximo”, como afirma o criador e atual administrador da página, Mario Aristeu Hattmann, na descrição desta. 

“Formamos este grupo para que os participantes em viagem possam contar com apoiadores na estrada quando de passagem pela localidade. Apoio este que consiste nas condições logísticas de cada apoiador, como: fornecer energia elétrica, água, informações turísticas, local para estacionar no pernoite, segurança, enfim, uma pernoite acolhedora para quem está de passagem por esta cidade. Fraternidade e hospitalidade sempre são quesitos fundamentais do grupo”, completa no descritivo da página fechada aos membros. 

Pegar a estrada e viajar sempre é muito bom,  e se faz melhor ainda quando podemos contar com apoio de pessoas experientes no assunto. IMAGEM: Freepik

Conteúdo colaborativo

Com 19.709 membros, além do espaço para discussões corriqueiras — como perguntas de emergência prontamente respondidas pelos membros, ou partilhas de experiências — o grupo disponibiliza diversos arquivos de suporte aos viajantes. O mais importante deles, atualizado mensalmente pelo criador do canal, é a Lista de Endereços e Contatos de Apoio às Pessoas que Viajam de Motorhome

Nela, estão disponibilizados nome e contato de apoiadores voluntários, prontos a receber ou ajudar os viajantes de alguma forma em suas regiões. Aqui, vale lembrar que o cadastro na lista é voluntário, mas isso não significa que todos os pontos de recepção serão gratuitos. Há na lista residências, donos de campings, mecânicos, dentre outros perfis capazes de ajudar no trajeto; cada um com sua disponibilidade.

 A mais recente atualização, realizada em 30 de abril, contava com 593 nomes, contemplando as cinco regiões do Brasil, mais América do Sul, América do Norte e Europa.

Quando recebemos ofertas de apoios fora do Brasil, percebemos que nossa proposta foi aceita, transmitimos realmente confiabilidade. O grupo veio com uma proposta diferente, na qual o ser é mais importante do que o ter. Nossa meta é promover amizades entre campistas, e nossa moeda de troca é fraternidade e bem querer”, admite Mario.

Logo e símbolos que representam o grupo ” Apoio às pessoas que viajam de motorhome.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 Confira o número de apoiadores por região:

Número de Apoiadores às pessoas que Viajam de Motorhome por região*

Sudeste 211
Sul 183
Centro-Oeste 52
Nordeste 49
Norte  14
América do Sul (Argentina, Chile, Equador, Uruguai, Paraguai, Peru)  20
América do Norte (Estados Unidos) 2
Europa (Espanha, Portugal) 2

*Fonte: Grupo FB – Apoio às pessoas que Viajam de Motorhome

Outra lista disponibilizada no grupo e que está em constante construção é a Relação das cidades que não querem turistas de motorhome circulando ou estacionando em seu município. Atualizada pela última vez em outubro do ano passado, sua construção também é feita de forma coletiva, de acordo com o relato dos próprios viajantes. 

Por enquanto, ela se limita a seis municípios: Paraty (RJ), Santa Rosa do Viterbo (SP), Guarujá (SP), Ilha Bela (SP), Itapema (SC) e Lençóis da Chapada Diamantina (BA). Apesar de serem informações não-oficiais, se você pretende pernoitar em alguma dessas cidades, vale a pena pesquisar as leis locais e fazer uma breve pesquisa dentre os viajantes para entender porque foram listadas, evitando problemas desnecessários.

Outras informações disponibilizadas no grupo — e um pouco menos atualizadas — são: mapa dos apoiadores no google, Campings/estacionamentos na América do Sul e Campings/Estacionamentos no Brasil.

Colhendo os frutos

A preocupação em manter as informações da página atualizadas desde a sua criação, assim como o engajamento dos membros, sempre prontos a responder às dúvidas e solicitações são características que fazem da página na rede social referência aos caravanistas e viajantes. Mais importante ainda, por se tratar de um canal de construção coletiva sem ferramentas de fiscalização oficiais, em que a confiança é a palavra-chave nas relações, é o feedback daqueles que já foram ajudados que constrói a credibilidade do canal. “Viajar sabendo que se precisar poderemos contar com amigos, dá muita segurança. Já recebi na minha casa dois casais e espero ter sido uma boa anfitriã. Trocamos experiências no pouquíssimo tempo, mas mesmo assim foi muito gratificante”, admite Maria Amorim na rede, estimulando outros a viverem a experiência proporcionada pela página.

 “Uma pena que tenhamos levado quase 5 anos de nossa vida morando em um ônibus para termos descoberto que essa rede existia (ingenuidade a nossa não ter procurado antes, teria nos poupado vários percalços e com certeza vários investimentos desnecessários).

A ajuda que já tivemos aqui nos comove e nos recorda muito do acolhimento que recebemos da família de quem compramos o ônibus em 2014, de Tangará (SC). Vocês e sua solidariedade nos convencem que há um mundo melhor possível pra gente viver”, agradece Paula Cortezia em post aberto aos membros.

Com tantos benefícios, talvez você esteja se perguntando porque a iniciativa ainda não se transformou em uma ferramenta funcional como um aplicativo de apoiadores. A resposta está na essência do projeto, e no que motiva cada membro a continuar contribuindo para o  fortalecimento da página, como descreve o fundador do projeto. “Para o grupo, a parte mais importante é a interação entre os seus participantes, o contato, o dia dia, as histórias, os momentos compartilhados das viagens, dividir emoções, conhecer os demais integrantes, para logo ali adiante deparar com eles na estrada e já reconhecê-los. Enfim, consolidar a amizade virtual em física. Por tudo isso, acreditamos que participar diretamente da página é muito importante. Não queremos aqui apenas prestar um serviços, e sim formar uma relação amorosa, fraterna e cordial entre membros”, conclui na rede.

Se você também quer fazer parte dessa rede de apoio, adentre ao grupo e beneficie-se!

 

Lembre-se também que a Wheelstels está sempre à disposição para resolver outras dúvidas e transformar a sua viagem de motorhome uma realidade. Saiba como podemos te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top