skip to Main Content
As 8 Respostas Que Você Tanto Buscava Para Sua Viagem De Motorhome

As 8 respostas que você tanto buscava para sua viagem de motorhome

Autor: Mídia.Crawl

Acompanhe as dúvidas mais comuns de quem deseja viajar de motorhome e esteja preparado para viver essa experiência

Difícil não relacionar uma viagem de motorhome à sensação de liberdade, não é mesmo? Não ter um roteiro definido ou precisar fazer e desfazer as malas a todo instante parece, de fato, uma ótima ideia para quem gosta de autonomia. Mas, apesar de essas serem verdades entre aqueles que optam pela casa móvel, é importante saber que se informar previamente é essencial para que tudo corra da melhor maneira possível. Portanto, se você quer se jogar nessa experiência, continue a leitura e acompanhe as 8 respostas que tanto buscava para sua viagem de motorhome.

Qual é a capacidade do reservatório de água? (quanto tempo vai durar meu banho?)

A capacidade do reservatório depende muito de cada veículo, mas, em média, varia de 120 a 500 litros. A água costuma ser suficiente para um casal por três dias, com uso racional tanto no banheiro quanto na cozinha. É possível reabastecer a água nos campings e em alguns postos de gasolina.

A maioria dos modelos possui painel interno em que há indicadores que mostram a quantidade de água no reservatório e assim é possível ter controle da quantidade de água utilizada em cada banho durante sua viagem de motorhome. Portanto, se você é do tipo que faz banhos demorados, repense.

Onde esvaziar a caixa de detritos e de quanto em quanto tempo?

Essa é uma parte que quase ninguém pensa, mas é uma das mais importantes. É na caixa de detritos que está a água suja da cozinha e do banheiro e, por isso, exige local apropriado para o descarte. Por sorte, muitos campings e postos de gasolina dispõem desse serviço, e o mais recomendado é que seja feito a cada dois dias. Lembre-se que à medida que você usa o banheiro, ela vai enchendo — e o cheirinho dentro do banheiro vai ficando forte também.

Por que os motorhomes costumam ter toldos?

A maioria dos motorhomes possui toldo para formar uma espécie de varanda do lado de fora. Cozinha externa também é um item comum, já que muitos desses viajantes gostam de conviver com outros campistas, conversar no fim do dia, dividir histórias e refeições.

Que tipo de habilitação preciso ter para dirigir um motorhome?

Para dirigir um motorhome, tanto aqui quanto no exterior, basta uma habilitação normal, categoria B. No Brasil, o limite é para veículos de até 6 toneladas. Os modelos mais comuns de motorhome são para 2, 4 e 6 pessoas.

É difícil dirigir um motorhome?

O motorhome é projetado para que todos possam conduzi-lo facilmente. Quanto menor seu veículo, mais fácil será sua condução. As precauções mais comuns para dirigir os motorhomes são fazer curvas abertas e ao dar ré verificar se não há obstáculos na parte traseira. Também é importante estar ciente das regras de trânsito locais.

Quanto abastecer o motorhome?

Evite viajar com menos do que 1/3 do tanque de combustível. Isso porque, muitas vezes, você terá que percorrer uma extensão muito grande onde não há postos.

Após uns cinco abastecimentos, faça um cálculo de consumo para ter conhecimento e idéia de gastos futuros.

Como funciona a energia elétrica?

Os motorhomes possuem tomadas, mas para que todos os eletrônicos funcionem bem, é preciso energia com alguma frequência. Desse modo, ao menos a cada 2 dias é interessante que o veículo fique em uma área de “conexão elétrica”. Portanto, fique atento a esse ponto quando fizer a reserva do camping.

Quanto vou gastar?

Para fazer esse cálculo é preciso somar o aluguel do carro, a estadia no camping, que muitas vezes cobra por pessoa e pelo estacionamento, e o combustível. A maior economia fica por conta da alimentação, já que as principais refeições são feitas no motorhome.

Na internet você consegue saber a maioria dos preços, o que lhe dará condições de fazer um orçamento prévio dos seus gastos principais.

Tem alguma outra dúvida? Envia pra gente para que possamos lhe responder e deixar esse post mais completo ainda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top