skip to Main Content
Dicas Para Viajar E Comemorar As Festas De Fim De Ano A Bordo De Um Motorhome.

Dicas para viajar e comemorar as festas de fim de ano a bordo de um motorhome.

Post Series: motorhome

Autora: Yasmin Duarte

Muitas pessoas aproveitam o final do ano para tirar suas merecidas férias. Por isso, a quantidade de viajantes durante esse período costuma ser muito maior do que em outras datas, e com motorhomes costuma não ser diferente.

Para ajudar os aventureiros que estão iniciando nessa modalidade  e querem aproveitar para planejar um pouco melhor suas férias de final de ano, nós da Wheelstels conversamos com algumas pessoas que já estiveram nessa situação e compartilharam conosco um pouquinho de suas experiências

Por dentro do mercado de motorhomes

O número de usuários e simpatizantes no Brasil ainda é bem baixo se comparado a grandes polos emissores como Estados Unidos, Europa e Austrália, porém vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos e atualmente não é difícil encontramos motorhomes pelas estradas brasileiras.

Hoje em território nacional qualquer pessoa com habilitação categoria “B” pode dirigir legalmente um motorhome com capacidade para até 8 passageiros, fator este que acaba de certa forma facilitando esta popularização.

Em 2017 a venda de motorhomes movimentou cerca de R$ 85 milhões de reais no Brasil, e apresentamos atualmente cerca de 8 mil veículos em contrapartida a Austrália possui 70 mil motorhomes, e os Estados Unidos 7 milhões.

Juntamente com a frota cresceu exponencialmente o número de interessados por essa nova modalidade do turismo, povoando inúmeras comunidades virtuais das mais diferentes naturezas a fim de um único propósito, compartilhar dicas e experiências.

Luzes, ceia e motorhome

Escolher o fim de ano para viajar pode ser uma ótima forma de descansar aproveitando a estação mais calorosa do ano além de conhecer diferentes pessoas e fazer novas amizades

O André Henrique Monteiro, simpatizante do estilo de vida é uma das pessoas que curtiu bastante a experiência. 

“No Natal e no Ano Novo de 2016 para 2017 eu fiz uma viagem por Portugal com minha família. Passei essa data ao pé da Serra da Estrela em um camping onde só estava a gente e mais dois casais. Foi a festa mais simples que tivemos, ao todo foram ¼ de frango assado, vinhos, queijos e alguns doces. Entretanto, foi uma experiência inesquecível.”

Ele ainda deixou uma dica para facilitar a vida das pessoas que optam por conhecer uma região nesta data.

“Minha sugestão é optar por um planejamento certeiro e não levar muita comida.”

Outros viajantes também afirmam que um roteiro da viagem é essencial para o sucesso e bem estar de todos. 

Gilmar Garcez, mora em Barueri e conta um pouco dos perrengues e como evitá-los com um planejamento bem feito. 

“A viagem inicía com a preparação do motorhome e um roteiro bem definido, mesmo que não seja cumprido a risca, isso é muito importante”. 

Para os aventureiros de primeira viagem, a construção do roteiro pode ser ser solicitada por uma agência especializada na área, como a Wheelstels por exemplo 🙂

Qual destino ideal para viajar no final do ano?

O Brasil possui uma quantidade enorme de pontos turísticos para se visitar, e as opções de lugares para conhecer durante o verão Brasileiro são as mais diversas, veja alguns exemplos abaixo, indicados pela Wheelstels:

Ubatuba: o Litoral Norte é recheado de praias lindíssimas com uma variedade de restaurantes requintados e pubs movimentos durante a noite praiana. Sendo um dos destinos mais visado pelos turistas, por causa das suas paisagens deslumbrantes.

Capitólio: está entre o Lago de Furnas e Serra da Canastra, essa escolha é para os turistas que amam atrativos naturais e apreciar a beleza natural do lugar. Além disso é possível fazer trilhas e visitas às cachoeiras lindas da região. 

Campos do Jordão: uma cidade aconchegante, cheia de história e com uma vasta opção de gastronomia. Além disso, possui diversos lugares que oferecem opções gastronômica incríveis.

São Sebastião: mais um destino do Litoral Norte que possui diversas opções de praias, desde para quem ama surfar até para as pessoas que preferem só curtir o cenário praiano. 

Chapada dos Veadeiros: um verdadeiro oásis natural com belas paisagens e cristais que brotam do chão, um lugar místico, e com vários pontos a se explorar.

Bonito: com uma variedade imensa de peixes e outros animais esperando para serem observados, muita aventura e um cenário maravilhoso para lindas fotos e momentos inesquecíveis.

Agora, é só optar pelo roteiro que mais se parece com você e preparar a tão famosa ceia de Natal. O importante é levar em consideração uma refeição leve e deliciosa.

Opções simples para compor a ceia de Natal durante a sua viagem

Imagem por: Pixabay

Como sabemos os espaços para bagagens e comidas em um motorhome são limitados, por isso devemos levar sempre o necessário, e sempre calcular bem a alimentação e todos os itens que serão levados na roadtrip, além dos itens essenciais, existem outros produtos que podemos encontrar pela estrada e que nos ajudam a compor uma ceia inesquecível como por exemplo:

  • diversos tipos de queijos; as opções de queijos são diversas e podem servir de aperitivo/ entrada.
  • licores, vinhos e cachaça; as bebidas possuem uma variedade de tipos, para todos os gostos, desde os  licores, para lugares mais frios, e vinhos para os lugares mais quentes, como um roteiro do litoral, por exemplo.
  • salgados e farofa especial; esse é um prato conhecido, simples e quase tradicional nas refeições natalinas.
  •  peru ou frango assado: a maioria dos motorhomes de aluguel não possuem um forno adequado para o preparo desse tipo de alimento, mas caso ache ou consiga comprar um deles na estrada, pode ser uma opção para deixar a ceia ainda mais completa.
  • doces em geral: os doces são também especiarias  indispensáveis nessa data, existindo uma gama de opções variadas, do sorvete aos famosos potes de doce de leite.
  • frutas e  sementes: cada lugar possui uma característica em relação a isso, e depende-se muito do clima e da época do ano, mas aproveite a variedade e sempre experimente novos sabores, o importante na viagem é buscar por momentos marcantes.

Quer viver a experiência de viajar a bordo de um motorhome? A Wheelstels te auxilia em todo processo, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Até a próxima? 

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top